terça-feira, 31 de maio de 2011

Conhecendo um pouco nosso mascote Lobo-Guará

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul e, apesar do nome, estudos genéticos indicam que ele não é um lobo, mas uma espécie distinta adaptada ao Cerrado.
Originalmente era encontrado em muitas áreas da Argentina á Amazônia, mas hoje se encontra em áreas protegidas e afastadas do Cerrado brasileiro e às áreas inóspitas do Chaco, na Bolívia e no Paraguai.
É um animal tímido e se mantém afastado do ser humano, mas muitas vezes aparecem em fazendas atraídos pelo cheiro de comida, principalmente arroz cozido ou pequenos animais como galináceos.
O desenvolvimento agropecuário no Cerrado do Brasil reduziu muito as áreas naturais onde vivem os lobos-guarás, tendo que agora viver em um espaço muito pequeno. Como conseqüência disso houve uma modificação na alimentação, tornando o mais próximo do ser humano, acelerando o extermínio deste canídeo.
Entre as suas adaptações ao Cerrado estão as pernas longas que facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta; suas grandes orelhas e audição aguçada permitem ao animal localizar com facilidade pequenos animais sob a vegetação.
O lobo-guará possui hábitos noturnos. Raramente um casal é visto junto fora da época de acasalamento. Eles acasalam 1 vez ao ano, sendo a cria tendo de 1 a 6 filhotes.
É uma espécie ameaçada de extinção devido à redução de seu habitat, à caça generalizada, às queimadas e à captura para os zoológicos; neste último caso, alguns estudos apontam que para cada animal capturado outros cinco podem ser sacrificados. Por terem maior preço de mercado, os caçadores preferem animais adultos; porém a captura de um adulto pode deixar os filhotes desprotegidos e órfãos pois invariavelmente um dos pais é morto ao tentar defender a sua prole. 



fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lobo-guar%C3%A1
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/animais-lobo-guara.php
http://www.saudeanimal.com.br/extinto11.htm
http://www.suapesquisa.com/mundoanimal/lobo_guara.htm
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/fauna/mamiferos/guara_ou_lobo-guara_(crysocyon_brachyurus).html
http://www.petfriends.com.br/enciclopedia/esp_outros/outros_enciclopedialoboguara.htm

2 comentários:

  1. Equipe:
    Quando a postagem não é escrita própria, é importante que vocês coloquem as fontes de pesquisa ou imagem, ou seja de onde retiraram a pesquisa(copiar e colar o link).

    ResponderExcluir