domingo, 3 de junho de 2012

Mesmo tendo muitas belezas na região da grande Porto Alegre, não podemos esquecer que ela é uma metrópole, e que em uma metrópole existem muitas pessoas, e consequentemente, muita poluição. Essa poluição não se manifesta apenas no chão, na terra, se manifesta também nos rios do estado. Em 2010 dados do     IDS (Indicadores de Desenvolvimento Sustentável), do IBGE, mostraram que os rios brasileiros estão aumentando o seu nível de poluição. Os indicadores do IBGE revelam quais as 10 bacias de água doce que estão em situação mais crítica. Não são todas da região da grande Porto Alegre, mas dentre os dez mais poluídos, estão três no estado do RS, o que é muito preocupante.

EM 4º LUGAR - Rio dos Sinos – Percorre um percurso de cerca de 190 km, desembocando no delta do Jacuí, no município de Canoas. A bacia hidrográfica do rio dos Sinos tem uma área de 3.820 km² e envolve, total ou parcialmente, 32 municípios. De acordo com indicadores do IBGE, o rio dos Sinos é considerado o mais poluído da região de Porto Alegre, pois possui grande parque industrial, com destaque para a indústria coureiro-calçadista.
 

EM 5º LUGAR - Rio Gravataí - Sua bacia hidrográfica possui uma área de aproximadamente 2.020 km². Separa as cidades de Canoas e Porto Alegre. São apontados como motivos para a poluição: o esgoto que é jogado no rio sem tratamento; os resíduos sólidos largados por comunidades que trabalham com reciclagem e criam porcos; e a poluição gerada por empresas, notadamente de adubo e areia.


EM 8º LUGAR - Rio Caí – Localizado ao Norte de Porto Alegre, a bacia hidrográfica do rio Caí equivale a 1,79% da área do estado do Rio Grande do Sul e possui municípios com atividade industrial bastante desenvolvida. Destacam-se os municípios de Caxias do Sul e Farroupilha, localizados na Serra, com indústrias de alto potencial poluidor, principalmente do ramo de metalurgia e metal – mecânica.
 

FONTE: http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2012/marco/dados-do-ids-destacam-os-10-rios-mais-poluidos-do

Cristiane Kolling

Nenhum comentário:

Postar um comentário