quinta-feira, 10 de maio de 2012


Boa tarde, galera estou aqui para comentar sobre a Usina do Gasômetro :}
                                                                         Usina do Gasômetro - 2009
A Usina do Gasômetro, ou simplesmente Gasômetro, é uma antiga usina brasileira de geração de energia de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Apesar do nome, era na realidade uma usina movida a carvão o tal "Gasômetro" fazia referência à área onde hoje está a Usina, chamada de Volta do Gasômetro.
O prédio da usina termelétrica do Gasômetro foi inaugurado em 1928 para abrigar a Companhia Brasil de Força Elétrica, subsidiária da Eletric, Bond & Share Co., empresa com sede nos Estados Unidos, que geriu a eletricidade e o transporte elétrico de Porto Alegre até 1954.
É um dos pontos mais tradicionais para ver o famoso pôr-do-sol da cidade, às margens do Lago Guaíba. Hoje a Usina do Gasômetro é um grande centro cultural de Porto Alegre, sendo palco das mais diversas manifestações artísticas como teatro, dança, pinturas, etc. Em julho de 2007, recebe nova reforma.
Em 17 de agosto de 1988 a chaminé de 124m de altura foi palco de uma inédita manifestação ecológica que visava chamar a atenção da cidade para a votação do Projeto Praia do Guaíba que ocorreria naquele dia na Câmara de Vereadores. Quatro ecologistas da AGAPAN (Gert Schinke, Guilherme Dorneles, Gerson Buss e Sidnei Sommer) escalaram a chaminé e em seu topo colocaram uma faixa de protesto ao pretendido projeto.
Nas noites de 1 e 2 de abril de 2011 - em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo - a torre da usina foi iluminada na cor azul, que simboliza o autismo, num espetáculo de rara beleza.
                                                       Pôr – do – sol vista Usina do Gasômetro.. Lindo né? *-*
FonteWikipédia
 Uma frase da aluna Lauren para a 6ª Gincana Ambiental este ano é :
‘’Lealdade a natureza, e aos animais, pois com amor e força, juntos salvaremos o mundo. Pois a nossa consciência faz toda a diferença. ‘’


Lauren Andreotti =B


Um comentário: