quinta-feira, 23 de junho de 2011

Tarefa G

ÉCO-ÓLEO


História


A empresa ECO-ÓLEO nasceu em função da preocupação cada vez maior com a poluição de nossas águas e solo, através do descarte indevido do óleo utilizado nas residências, restaurantes, lanchonetes e nas indústrias. Isso porque o óleo de fritura quando é jogado em redes pluviais, de esgoto e no solo constitui um “crime” ambiental, causando muitos danos ao meio ambiente.
Criamos uma empresa correta, sustentável e economicamente viável, para nós, para nossos clientes, fornecedores e parceiros. À medida que alcançamos nossos objetivos, novos desafios surgirão e com eles o nosso desejo de superá-los.

Como agir para efetivamente cumprirmos a nossa missão e contribuirmos para um mundo melhor para se viver?

•    Conscientizando a população a não poluir as nossas águas e o solo com o descarte do óleo de fritura na pia visando a preservação do meio ambiente.

•    Efetuando a coleta do óleo e da gordura proveniente de frituras.

•    Fornecendo coletores limpos e adequados para o armazenamento.

•    Oferecendo um destino ecologicamente correto a todo material coletado.


Em Jundiaí, já existe uma empresa que recolhe esse tipo de material e dá o destino certo, ou seja, encaminha para uma usina em Campinas/SP e lá, o óleo se transforma em biodiesel. Uma escola de inglês da cidade também aderiu ao projeto e está servindo de ponto de coleta.
De acordo com o proprietário da Eco-Óleo Reciclagem de Óleo, Humberto Martinez Garcia, a empresa disponibiliza os coletores sem nenhum custo para os condomínios e ainda retira o material em até dois dias. “Aqui em Jundiaí, nós já fizemos parcerias com alguns condomínios em troca desse óleo, nós disponibilizados algumas coisas que são utilizadas em benefício dos próprios moradores. Alguns nos pedem café, açúcar e até bolinha de ping-pong”, conta.
No caso de haver adesão do condomínio na coleta desse óleo, Humberto diz que ainda disponibiliza um material explicativo sobre como guardar o óleo até o dia da coleta, além de instruir sobre os benefícios que essa prática traz ao meio ambiente.
O óleo de cozinha deve ser guardado dentro de garrafas PET e descartados em coletores previamente instalados em local apropriado pela coleta.
Só para se ter uma idéia um litro de óleo vegetal jogado no ralo contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Além, disso, a presença de óleos e gorduras na rede de esgoto gera graves problemas para a higiene e mau cheiro.
O óleo descartado pelas residências acumula nos encanamentos e retém outros resíduos como plástico e papel, entupindo as redes de esgoto e impedindo o fluxo de águas residuais, tornando um ambiente propício para atrair baratas e ratos. Assim, a destinação correta desse resíduo é indispensável para evitar a poluição das águas e demais problemas decorrentes.

A EcoÓleo coleta óleo proveniente de fritura e dá um destino ecologicamente correto. O óleo reciclado poderá ser utilizado como matéria-prima na fabricação do biodiesel, ração animal, massa de vidro, indústrias de tintas, cola, e etc.
Missão: Oferecer soluções ambientais na reciclagem do óleo, visando a preservação do meio ambiente, ecossistema e a plena satisfação dos clientes, colaboradores e a comunidade em geral.
Visão: Com o pensamento no futuro, instituímos um novo desafio, ser uma empresa sustentável e capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações com o objetivo econômico, financeiro, ambiental e social.

Nossa visão é explorar com excelência o mercado do óleo de fritura usado. O enfoque não é apenas em resultados para a empresa, mas para toda a sociedade e a biodiversidade.
Acreditamos que cada ser humano pode colaborar para uma melhor qualidade de vida.





Nenhum comentário:

Postar um comentário