domingo, 5 de junho de 2011

Uma novidade que pode ajudar na preservação de animais selvagens.

Essa notícia é do ano de 2010, eu achei interessante e resolvi postá-la...
Uma fêmea de lobo-guará foi atropelada por um caminhão e chegou ao zoológico de Brasília em estado de pré-coma. Para tratar os ferimentos e a pata quebrada a equipe de veterinários optou por um tratamento inédito: usar células-tronco.
Foi justamente na fase recém-operada que a loba deu um susto nos veterinários do zoológico de Brasília. No dia 22 de setembro, como de costume, o tratador chegou, para saber como o animal passou a noite, e descobriu a prova do que ninguém esperava, mas aconteceu: a loba, com apenas oito dias de operação, conseguiu ter força e disposição para fugir do zoológico.
Ela foi encontrada a dois quilômetros do zoológico e levada de volta para continuar o tratamento, um mês depois da cirurgia, o raio X já mostrava a recuperação no osso da loba.
“É o primeiro registro no planeta Terra de um caso com animal silvestre, nesse caso, com lobo-guará”, destacou diretor do Zoológico de Brasília, Raul Gonzalez.
Ao todo foram quatro meses de tratamento. Sem as células-tronco, demoraria o dobro do tempo.
E enfim, chegou a hora mais esperada: dentro de uma caixa, a loba, totalmente recuperada, foi levada para a natureza. Assustada, foi preciso um pouco de ajuda, até que ela finalmente reconheceu o cerrado e saiu correndo de volta para casa.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/01/lobo-guara-sobrevive-atropelamento-gracas-tratamento-com-celulas-tronco.html

(Rafaela)

Nenhum comentário:

Postar um comentário